Transporte de carga indivisível: Como é feito e Quais aspectos devem ser considerados na hora de planejar este tipo de transporte
Nos últimos anos o setor de logística vem crescendo exponencialmente, assim como o serviço de transporte de carga indivisível. Me atrevo a dizer que não há no país uma só empresa que consiga sobreviver sem um plano logístico bem definido. Com as grandes distribuidoras de energia não poderia ser diferente, não é mesmo?
Recentemente o Grupo Maxpesa foi contratado para realizar a remoção técnica de um transformador gigante na CEMIG, em Itajubá (Minas Gerais) e mais uma vez o trabalho foi realizado com o máximo profissionalismo e segurança. Mas espera aí… Alguma vez você já se perguntou como é feito este tipo de trabalho?
Para começo de conversa, precisamos esclarecer que transformadores de grande porte se encaixam no grupo de cargas indivisíveis, logo, como o próprio nome já sugere, não podem ser transportados em partes e para este tipo de operação a atenção deve ser redobrada, pois estamos lidando com peças de dimensões e peso exorbitantes. Qualquer erro de cálculo pode causar um acidente catastrófico.
Elaboração do Planejamento de Transporte
O transporte de cargas especiais requer que os profissionais envolvidos no processo, tenham profundo conhecimento sobre a infraestrutura rodoviária, da frota adequada e ter capacidade em obter autorização especial de trânsito. Com esse planejamento há possibilidade de envolver na operação, empresas de telefonia, companhia de eletricidade, dentre outras, que irão dar suporte a operação, de modo a garantir o sucesso do transporte, dentro do roteiro estabelecido sem que ocorram problemas inesperados. A identificação dos riscos contribui para a medição da complexidade do projeto: quanto maior a complexidade do empreendimento, maiores são suas variáveis e, consequentemente, maiores os riscos a serem gerenciados. Outro fator significativo para o transporte das cargas indivisíveis é o acompanhamento realizado por veículos adequados e com a finalidade de efetuarem sua segurança, como um veículo de apoio ou escolta.
Veículo de Transporte de Cargas Especiais
As cargas consideradas especiais devem ser transportadas em veículos e equipamentos adequados, que apresentem estruturas, estado de conservação e potência motora compatíveis com a força de tração a ser desenvolvida. É importante garantir que a configuração de eixo atenda a distribuição de peso pró-eixo e fique o mais próximo possível dos limites e larguras estabelecidos pelas normas de segurança no trânsito. Aliás, caso queira maiores informações sobre as normas de segurança no transporte de carga indivisível, sugerimos a leitura no site do DNIT (Departamento de Transito Nacional de Infraestrutura e Transporte).
Os veículos constituídos de características especiais e destinados ao transporte de carga excedente e indivisível, devem ser equipados de acordo com as normas de trânsito nacional, pois a sinalização correta dos mesmos é fundamental para que o transporte ocorra de maneira eficaz, sem que haja interrupções por parte dos órgãos regulamentadores. Vale lembrar que a carga também deve estar devidamente sinalizada para evitar problemas no trajeto.
O que é preciso para realizar o transporte de carga indivisível?
Para a efetivação de um serviço de carga especial indivisível, é necessário que o provedor do serviço realize alguns procedimentos extremamente importantes, tais como:
- Vistoria ou desenho da peça que será transportada;
- Verificação dos principais e possíveis pontos de apoio e amarração;
- Especificar o tipo de veículo e/ou equipamento mais adequado para efetuar o transporte da carga especial;
- Estudo de viabilização do trajeto-análise do gabarito horizontal e vertical. Você pode contratar uma empresa de engenharia especializada para cuidar desta parte e gerar o laudo estrutural.
- Apoio das concessionárias de serviços públicos que acompanham as travessias nas rodovias, como: trólebus, energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, via férrea, rede semafórico, etc.
- Consulta aos órgãos – Departamento Estadual de Rodagem (DER), Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transporte (DNIT).
Gostaria de saber se vcs estão contratando motorista de plancha com experiência.